sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Seqüência Didática

Tema: O Sitio do Pica-Pau Amarelo

Objetivos Específicos:

· Saber identificar as características físicas e psicológicas de cada personagem do Sitio do Pica-Pau Amarelo;
· Aprofundar os conhecimentos sobre o Sitio do Pica-Pau Amarelo;
· Conhecer aspectos importantes da vida do autor: Monteiro Lobato;
· Perceber a importância da leitura das obras do autor;
· Realizar atividades variadas, possibilitando práticas artísticas manuais e discursivas no trabalho da oralidade.


CONTEÚDOS;

Conteúdos Conceituais:

A obra O Sitio do Pica Pau Amarelo, na literatura infanto-juvenil no Brasil.

Conteúdos Procedimentais:

Solicitar uma pesquisa sobre os episódios do Sitio do Pica-Pau Amarelo;
Sugerir pesquisa de campo, através de conversa com os pais dos alunos e na Internet sobre os personagens e suas características anteriores e atuais;
Confecção dos personagens para uma peça teatral;
Organizar um plano de ação teatral sobre o Sitio do Pica-Pau Amarelo;
Visitar a sala de informática da escola para pesquisa sobre a sua importância na literatura Infanto-juvenil no Brasil e também sobre o Museu Histórico Folclórico e Pedagógico "Monteiro Lobato" ;
Visita na Biblioteca Monteiro Lobato.


Conteúdos Atitudinais:

Aceitar as diferenças dos colegas durante o trabalho, respeitando a criatividade de cada um, sabendo ouvir à todos.
Participar com interesse das atividades propostas pelo professor.
Comportamento adequado em um ambiente público.

Série: 4º ano.

Duração: 5 aulas.

Estratégias:
Roda de Conversa
Questionamentos;
Leitura das pesquisas;
Informativos;
Produção de Textos;
Confecção de personagens;
Apresentação de uma peça teatral;
Visita à Biblioteca Monteiro Lobato

Etapas:

1º aula

Proporcionar aos alunos uma roda de conversa, para falar a respeito do Sitio do Pica Pau Amarelo, e sobre os personagens: Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde Sabugosa e outros.
Estimular o aluno a falar o que já ouviu sobre “O Sitio do Pica Pau Amarelo” e propor que assistam um episodio do Sitio e citar o personagem que mais se identificou, para a próxima aula;
Propor que assistam o episódio com os pais, pedindo para que eles falem sobre o Sítio de Pica Pau Amarelo e o que isto representou na sua infância.
Solicitar pesquisa de fotos e figuras pela Internet;



2º aula

Depois de assistirem o episódio do Sítio de Pica Pau Amarelo, e da conversa com seus pais, a professora fará a leitura de um trecho de um livro de Monteiro Lobato, aproveitando o momento para explicar sobre quem foi o criador do Sítio do Pica Pau Amarelo, tão importante na literatura infantil.
Depois da leitura, a professora programa uma produção de texto na lousa, Era uma vez...
Com a participação de cada aluno com seus conhecimentos sobre as pesquisas feitas com os pais e assistindo o vídeo e leitura da professora, irão produzir um texto para uma pequena peça teatral.
Com a produção de texto já formulada na lousa, a professora irá ler, organizar as falas e corrigir se precisar e todos vão copiar a produção do texto no caderno.
Solicitar aos alunos para providenciar alguns materiais para a próxima aula, para a confecção dos personagens da história do texto, elaborado pelos alunos.
3º aula

Pendurar no varal da classe as pesquisas da Internet sobre os personagens;
Em uma mesa no meio da sala de aula disponibilizar os materiais que as crianças trouxeram e todos farão uso no coletivo;
A professora orienta como fazer um boneco, feito de jornal e as crianças soltam a imaginação e a criatividade e darão novas formas para aos personagens, orientando-se com os folhetos, pesquisas de imagens e ajuda da professora.
A professora pede para os alunos tragam os personagens que confeccionaram na próxima aula para o ensaio do teatro.

4º aula

Organizar a classe em grupos, em círculos.
Com a listagem dos personagens na lousa, cada grupo irá decidir quem será cada personagem que destacaram no texto, havendo discordância na escolha do personagem, a professora poderá intervir para solucionar o problema, com sugestões para que todos participem.
Cada grupo irá se organizar para apresentação da produção do texto de forma teatral para a classe com os bonecos dos personagens em mãos. Depois da apresentação, cada grupo irá expor seus comentários, sobre o que aprendeu com a sua apresentação e dar opiniões sobre os outros grupos.
Com a finalização do trabalho, a professora irá sugerir e listar algumas obras de Monteiro Lobato, que pertencem à biblioteca da escola, para que os alunos se apropriem mais sobre o que elas representam, fazendo uma leitura sobre os livros.

5º aula
Com as devidas autorizações dos pais e agendamento, os alunos farão uma visita à Biblioteca Monteiro Lobato.
O objetivo da visita é para que os alunos vivencie vários materiais existentes neste espaço educativo que é a primeira biblioteca infantil de São Paulo, onde se respira todas as obras de Monteiro Lobato, com os seus personagens expostos a cada canto da Biblioteca, dando a impressão que estamos no Sítio do Pica Pau Amarelo. Poderão explorar a gibiteca, espaço da leitura, um auditório onde acontecem várias programações teatrais, muita contação de histórias, conhecer a trajetória da história da vida do autor, objetos pessoais e algumas peças do mobiliário, como uma cadeira de palha bem surrada que ele levava em todas as suas viagens, entre outros assuntos de Monteiro Lobato, No local, os livros podem ser emprestados, fazendo uma carteirinha que possibilita o seu uso em qualquer biblioteca de São Paulo. O espaço proporciona para as crianças os diferentes momentos de descobertas para soltarem a imaginação neste passeio e socializarem com os colegas e pais a experiência vivida, afim de contribuir para um aprendizado significativo, incentivando com isto, o prazer no mundo mágico da leitura.

Materiais:

Jornal, vários tipos de tecido, lã, barbante, durex colorido, cartolina, cola, tesoura, tinta guache, pincel, lápis preto, caneta, canetas coloridas.


Avaliação:

A avaliação será continua, pelo interesse pelas pesquisas de campo, na
participação individual e do grupo.
Na socialização com o colegas da classe.
Durante o processo de ensino aprendizagem teremos instrumentos
formativos, que contribuirão para concluir a avaliação do professor, são
eles:
· A produção dos personagens, a forma como foi feita e se houve interesse em criar um novo ou copiou o personagem.
· O plano de ação teatral, a historia produzida foi um retrato da vida real ou fictícia, e análise crítica serão os critérios avaliados, podendo sinalizar ao professor, se o grupo adquiriu conhecimentos sobre o conteúdo.

Produto Final:

Confecção dos Personagens com a apresentação da peça teatral.



GRUPO:
Elisangela Barbanti- RA 0721777
Georgina Teixeira- RA 0721729
Nilza Yamada- RA 0723340

Um comentário:

  1. Oi Elisangela, obrigado por participar do nosso sorteio!
    Adorei seu blog, muito e hoje em dia é raridade esse tipo de blog, sobre livros, sobre nossa literatura!
    Bjks
    Marília

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