sábado, 19 de setembro de 2009

Relato da visita à Biblioteca Monteiro Lobato



Visita realizada em 17/09/2009.

-O local escolhido como espaço de uma cidade educadora, isto é, uma escola de céu aberto?

Encontramos um local muito agradável, onde as pessoas nos recebem muito bem e sentimos à vontade para perguntar quaisquer tipos de dúvidas e curiosidades, nos são respondidas prontamente.

O local é de fácil acesso, fica no centro de São Paulo e a entrada é gratuita e por isso qualquer cidadão pode frequentá-la. Ela é bem democrática, pois apesar de ser uma biblioteca voltada ao público infanto juvenil , os mais vividos também ali comparecem, resgatando o período de sua infância e segundo a Cidinha, responsável pela Gibiteca e contadora de histórias, o público dessa àrea é frequentada muito pelos jovens interessados em revistas de quadrinhos.
Além das obras de Monteiro Lobato, verificamos várias outras obras de outros autores importantes, inclusive obras do séc.XVIII, da literatura infantil internacional, um acervo histórico preservado com muito cuidado. Também foi interessante o acervo pessoal de Monteiro Lobato, como as roupas usadas, como o seu tradicional colete e casaco, documentos pessoais e os seus móveis intactos até hoje, sómente a sua cadeira de balanço, o qual carregava em todas as suas viagens, está quebrada e o pedaço do osso de sua costela retirada em uma cirurgia pulmonar que todos questionam o porquê do procedimento, enfim a vida toda do escritor pode ser contada e conhecida através dos materiais e obras existentes no local.
Os espaços oferecidos são: Leitura, Gibiteca, Telecentro, Pesquisa e Informação, Seção de Bibliografia e Documentação, Auditório para atividades culturais, cursos, palestras, etc.
O empréstimo de acervo é feito após fazer matrícula apresentando documento de identificação e autorização dos pais (menores de 16 anos) e comprovante de residência. É gratuito e válido por 14 dias e com esse cadastro pode-se emprestar em qualquer biblioteca pública.
São várias atividades que são apresentadas semanalmente, é só verificar no site do Biblioteca, as programações.w.w.w.biblioteca.sp.gov.br .
Podemos sim, considerar o local como um espaço educativo, numa cidade educadora, pois São Paulo possui a biblioteca infantil mais antiga em funcionamento do país, fundada em 1936, um lugar onde conhecemos os mais importantes livros de contos de fadas, aventuras, gibis e com eles podemos traçar uma linha do tempo de nossa história, de suma importância para que as nossas crianças se interessem pela leitura e pela sua história.

2 comentários:

  1. Parabens pela escolha do blog de vocês está muito interessante e criativo, é claro muito bem elaborado.Não sabia que a matricula é valida por 14 dias é podemos emprestar por outras bibliotecas.Gostei da informação.

    Elisangela xavier pessoa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog com certeza é um lugar ideal para as crianças.

    ResponderExcluir