quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Relato da Visitação - Elisangela

Estivemos na Biblioteca Monteiro Lobato, com a percepção de trabalho com as crianças e conhecemos um pouco mais deste espaço fabuloso. Fomos recebidos muito bem e pudemos lá ver que a Biblioteca abre a oportunidade de conhecer o tão sonhado mundo mágico de Monteiro Lobato, lá encontra-se uma quantidade única de livros doado pela familia Lobato , livros do século XVIII, estão armazenados em um lugar especial e bem cuidados, encontramos lá também móveis que foram da casa de Monteiro Lobato e tão uma cadeira de balanço, já sem mais as palhas, que nos despertou interesse de saber o ocorrido, porém esta cadeira era o xodó de Monteiro então todos os lugares que ele visitava, lá estava a cadeira, sentou-se muitos anos e escreveu muitos livros, sentado naquela cadeira.
Disponibilizando o local de um panorama da vida do Escritor Monteiro Lobato,tem Gibiteca nos atendeu com muito amor a Sra.Rita Pisnisky (Diretora da Biblioteca), a Sra.Cecília Graner (Chefe do Atendimento) e a Sra.Aparecida Uliani (Contadora de História da Biblioteca e também no setor da Gibiteca, lá tem teatro gratuito todos os domingos apartir das 11h, para público infantil no auditório Lucia Lambertini e acomoda 72 pessoas, a sala de leitura é diversificada atende adultos,adolescentes e crianças, todas as idades, pode emprestar livros e ficar por um periodo de 15 dias,na Biblioteca também pode ver a linha do tempo do Escritor Monteiro Lobato.Dentro do espaço da leitura tem todo um cuidado com a criança, tem bancos e puff pra crianças se acomodarem, grafites nas paredes com os temas do sitio do Pica Pau Amarelo e ilustrações gigantescas da turma do Sitio, alguns personagens. No armário pessoal do Escritor tem um osso da costela (original) dele, tirado depois de um problema que ele teve no pulmão, houve complicação e acabaram tirando este osso.
A Biblioteca tem um telecentro (inclusão digital) disponivel para a população.

Porque, vamos levar as crianças lá na Biblioteca Monteiro Lobato, enfim, escolhemos um lugar de suma importância para o nosso trabalho, resgatar os valores da literatura infantil, fazendo com que os visitantes mirins possam interagir com os ricos materiais disponibilizado neste local.Vão ter a oportunidade de conhecer quem foi Monteiro Lobato, que deu vida a rinocerontes, conta a lenda do Saci, como surgiu o Visconde (feito de sabugo de milho), creio que vai despertar curiosidade e interesse pela leitura e também pelos valores dela. E o local é propicio para isto.
Espero que todas elas estejam interada neste trabalho como explanar os conhecimentos prévios e agregar com os que vamos aprender neste mundo maravilhoso.

3 comentários:

  1. Ainda não conheço a Biblioteca Monteiro Lobato, as informações e relatos de visitas do blog me deixaram muito curiosa para conhecer,além de ser um excelente atrativo para as crianças, traz em seu contexto toda a riqueza da literatura infantil brasileira, esse será com certeza meu próximo passeio cultural e educativo. Aliás, para nós futuras educadoras é um local que não podemos deixar de visitar, faz parte do contexto de toda criança.
    Jéssica Moura RA: 0812099

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, meninas pelo blog, muito bem elaborado e rico.Falar de Monteiro Lobato é o mesmo que viajarmos em um mundo mágico e maravolhoso,"O Sítio do Pica Pau Amarelo".Quando era criança,ficava ansiosa por acabar a aula, chegar em casa e ver o programa.
    Confesso que somente agora tive um contato mais profundo com a gramática através da disciplina Literatura Infantil, foi quando li o livro, "Emilia no País da Gramática".De uma maneira descontraída, penso que a criança pode aprender literatura,gramática. Afinal, aprender tem que ser algo prazeroso e não tedioso.

    ResponderExcluir
  3. Oi minha Filha um Abraço de seu Pai que Te Ama
    E adimira o seu trabalho Paulo
    Bjss

    ResponderExcluir